Horário: Seg-Sex 08h00 às 17h30

comercial@trino.cnt.br (11) 4166-5303

Leis e Regulamentos Contábeis Essenciais para Abertura de Empresa

Abrir uma empresa requer alguns cuidados e muita burocracia

Com a informalidade crescendo no país, muitos brasileiros começam a pensar em abrir seu próprio negócio. Embora o pensamento seja bastante atrativo, abrir uma empresa requer alguns cuidados e muita burocracia. Além das obrigações mais gerais, esse novo empreendedor precisa estar ciente das leis e regulamentos contábeis essenciais para a abertura de uma empresa, ciente de que a contabilidade é uma das partes mais fundamentais para o funcionamento do negócio. Saiba agora quais são as leis e regulamentos que você precisa saber para abrir sua empresa estando em dia com a contabilidade.

 

Leis e regulamentos contábeis essenciais para abertura de empresa.

O contador é a figura central e mais essencial para que você possa realizar a abertura e a manutenção da empresa. Esse profissional ficará a cargo da gestão e controle das finanças, além de te ajudar a organizar os negócios da melhor maneira possível. O Conselho Regional de Contabilidade (CRC) estabelece que todas as empresas necessitam de acompanhamento de um contador registrado para acompanhar suas movimentações.

Esse profissional também é importante nesse momento de abertura, pois, ainda que os processos estejam mais simplificados, algumas burocracias podem atrasar a abertura efetiva do negócio, visto que podem existir erros em suas aplicações. Para evitar essa dor de cabeça e ter que refazer todo o processo novamente, o contador saberá exatamente o que fazer para que o processo não seja demorado e você possa finalmente abrir o negócio.

Além disso, algumas Normas Brasileiras de Contabilidade precisam ser seguidas pelas empresas. No exercício das suas atribuições legais e regimentais, o Conselho Federal de Contabilidade prevê algumas regras para a Escrituração Contábil. O objetivo da norma é um maior controle sobre os critérios e procedimentos adotados pela empresa para o registro dos fatos patrimoniais, manutenção da documentação, arquivos contábeis e demais responsabilidades do profissional contábil.

Dessa maneira, a escrituração contábil deve ser realizada da seguinte forma:

- Em ordem cronológica de dia, mês e ano;

- Em idioma e moeda corrente no país;

- Em caráter contábil;

- Com base em documentos de origem externa ou interna;

- Data do registro contábil;

- Conta devedora;

- Conta credora;

- Histórico de transação;

- Valor do registro contábil;

- Informações para a identificação de todos os registros que integram um mesmo lançamento contábil.

Além da escrituração contábil, o Conselho Federal também pede para que empresas mantenham os livros obrigatórios de contabilidade, principalmente o Livro Diário e o Livro Razão, pois são neles que devem conter o termo de abertura da empresa, assinado pelo titular e pelo contador. A documentação contábil é essencial para empresas de qualquer natureza, são esses documentos que comprovam seus lançamentos e suas efetividades, cabendo o registro público competente por parte do profissional contábil.

Sendo assim, é importante que a empresa contrate o contador registrado desde a formulação da abertura da empresa, é ele que também irá aconselhar o melhor tipo de sociedade para o tamanho e objetivo desse novo empreendimento. O profissional contábil também exerce grande diferença na hora da abertura do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica e todas as disposições legais que isso pode trazer.

 

Entre em contato conosco para conhecer melhor os serviços de abertura de empresas e tenha as melhores opções de orçamento.

Dpto Financeiro 11 99455 6324

Dpto Fiscal 11 99455 0763

Dpto. Contábil 11 95258 7533

Dpto. Pessoal 11 95258 7532

Dpto. Legal 11 99455 9851

Diretoria Comercial 11 99945 7063

Receba nossas últimas atualizações

Fique por dentro