Horário: Seg-Sex 08h00 às 17h30

comercial@trino.cnt.br (11) 4166-5303

A Importância da Contabilidade na Crise

Um papel essencial para a sobrevivência das empresas

O Brasil e o mundo estão enfrentando um período desafiador em meio à pandemia do coronavírus. Com a recomendação dos órgãos de saúde para o isolamento social, muitas empresas já têm sentido os impactos negativos nos negócios, com a queda nas vendas e a necessidade de demitir os seus funcionários. Em situações como essa, a contabilidade exerce um papel essencial para a sobrevivência das empresas, diante das novas Medidas Provisórias, leis, normas e portarias que influenciam significativamente para a tomada de decisões dos gestores. Mas antes de detalhar a importância da contabilidade para as empresas em momentos de crise, é importante entender os serviços prestados por esse setor.

 

O que faz um escritório contábil?

Conforme já citado, a contabilidade é um aspecto imprescindível para a manutenção de qualquer tipo de empresa. Além de possíveis alterações contratuais, como inscrição estadual, alvará ou CNPJ, a contabilidade é responsável por:

- Escrituração contábil, que registra todas as movimentações financeiras e provisões;

- Emitir em livros e documentos contábeis;

- Apurar os tributos da empresa e entregar as guias de pagamento ao gestor;

- Processamento da folha de pagamentos;

- Entrega de obrigações acessórias;

- Emissão de Certidões Negativas de Débitos (CNDs);

- Assessoria para planejamento tributário;

- Assessoria proativa para gestão financeira;

- E muito mais.

 

Como a contabilidade pode ajudar uma empresa a se preparar para crise

A empresa que conta com um setor de contabilidade ou assessoria contábil adequada consegue se preparar para momentos de crise como os que estão sendo enfrentandos atualmente com a pandemia do coronavírus, por possibilitar uma visão detalhada da situação financeira da organização. Em momentos delicados como esse, exige-se uma rapidez no processamento de informações atendendo às possibilidades previstas nas normas, leis e Medidas Provisórias divulgadas, como:

- Redução de custos de folha de pagamento;

- Redução da jornada de trabalho;

- Suspensão temporária de contrato de trabalho.

Pois esses fatores envolvem variáveis, por se tratar da vida dos colaboradores e que devem ser cuidadosamente avaliadas junto a um setor de contabilidade. Antes de realizar demissões, por exemplo, deve-se saber se a empresa tem caixa suficiente para arcar com todos os custos. O escritório de contabilidade tem o papel de analisar caso a caso, para que seja possível tomar as melhores decisões para os colaboradores e para a instituição. Além disso, são questões que devem ser analisadas pelo profissional de contabilidade junto ao gestor, com o objetivo de oferecer as melhores estratégias para o enfrentamento da atual situação:

- Adiamento de datas-limites e parcelamento para quitação de débitos junto à Fazenda;

- Mudanças no atendimento aos contribuintes pela Receita Federal;

- Medidas para suspensão dos atos de cobrança de tributos, para facilitar a renegociação de dívidas dos contribuintes;

- Prorrogação da validade de certidões negativas de débito já emitidas.

 

O momento é delicado e especialistas preveem consequências duras para a economia nos próximos meses. Diante disso, a contabilidade torna-se ainda mais imprescindível, no sentido de ajudar as empresas de todos os segmentos a adotarem as melhores medidas para vencer esse período de crise, causando os menores prejuízos para gestores e colaboradores.

 

Quer saber mais sobre como a contabilidade pode ajudar a sua empresa? Entre em contato conosco e tire todas as suas dúvidas.

Dpto Financeiro 11 99455 6324

Dpto Fiscal 11 99455 0763

Dpto. Contábil 11 95258 7533

Dpto. Pessoal 11 95258 7532

Dpto. Legal 11 99455 9851

Diretoria Comercial 11 99945 7063

Receba nossas últimas atualizações

Fique por dentro