Horário: Seg-Sex 08h00 às 17h30

comercial@trino.cnt.br (11) 4166-5303

CNAE: Importância Para a Sua Empresa

Conheça a solução que foi criada para padronizar informações sobre empresas

Por se tratar de um conhecimento que é polarizado amplamente pelos meios de comunicação oficiais, vinculados a órgãos como Receita Federal e secretarias estaduais, é muito provável que já tenha ouvido falar a respeito da CNAE. Solução que foi criada para padronizar informações sobre empresas e facilitar, assim, a vida dos gestores. Ficou curioso para saber mais? Continue a leitura. Aqui, abordamos o que é, para que serve e qual a sua importância para as empresas.

 

O que é CNAE?

CNAE, que significa Classificação Nacional de Atividades Econômicas-Fiscal, trata-se de um código que é criado para representar as atividades que uma empresa desempenha no mercado. Com outras palavras, o código funciona como uma espécie de RG para a sua empresa, uma vez que cada instituição possui a CNAE. É mais que isso, na verdade, pois segundo o Jornal Contábil, o código foi criado com o objetivo de reduzir burocracias e facilitar o processo de identificação de serviços ou operações.

Por essa classificação, é possível saber se uma empresa é pública ou privada ou se, na prática, representa serviços que são desenvolvidos por um autônomo, por exemplo. Na visão do Jornal Contábil, “Os códigos, padronizados em todo o país, são utilizados nos cadastros e registros da administração federal, estadual e municipal. O foco é proporcionar melhorias na gestão tributária e conseguir controlar ações fraudulentas.”

 

Mas, afinal, para que serve a CNAE?

Como dissemos anteriormente, a CNAE funciona como uma espécie de código que traduz a essência do seu negócio, no sentido de classificar a sua empresa, com base no produto que vende ou serviço que comercializa. Definir a CNAE corretamente é fundamental para que a sua empresa não apenas seja representada fielmente com relação às atividades de mercado que desempenha, mas também porque influencia em relação aos impostos ela que irá pagar. Afinal, como se sabe, o valor do imposto varia conforme o comportamento da empresa em relação à sua área de atuação e vendas que realiza. Vale dizer que a CNAE pode ser alterada, removida ou adaptada a qualquer momento, conforme os interesses da empresa e sua expansão de mercado. Com o passar do tempo, uma empresa pode vir a trabalhar em vários segmentos de mercado.

 

Qual a importância da CNAE

A CNAE pode ajudar a sua empresa a reduzir custos com relação a pagamento de tributos, o que, na prática, pode garantir fôlego ao seu financeiro. Como? A partir do código gerado, que reflete os serviços que a sua empresa comercializa ou produtos que vende, o seu negócio pode ser enquadrado no Simples Nacional, fazendo, assim, com que pague menos tributos. Como podemos ver, a CNAE é mais do que um código que é criado para representar as atividades de uma empresa, uma vez que pode fazer com ela que reduza custos, preservando a sua saúde financeira.

 

Ficou alguma dúvida? Em caso de resposta positiva, não deixe de entrar em contato conosco. Contamos com uma equipe técnica especializada que pode, sem dúvida alguma, resolver as suas inquietações sobre este assunto.

Depto. Financeiro 11 99455 6324

Dpto. Fiscal 11 99455 0763

Dpto. Contábil 11 95258 7533

Dpto. Pessoal 11 95258 7532

Dpto. Legal 11 99455 9851

Diretoria Comercial 11 99945 7063

Receba nossas últimas atualizações

Fique por dentro