Horário: Seg-Sex 08h00 às 17h30

Como Reativar e Regularizar Minha Empresa

Para reativar uma empresa que teve a baixa solicitada, é preciso se guiar por recomendações legais

Uma empresa pode ser inativada por diversas situações. Essa inativação também é conhecida como baixa de uma organização. Entre os principais motivos para que isso aconteça estão o descumprimento de alguma obrigação acessória, a suspensão do CNPJ ou a inaptidão das inscrições estadual ou municipal. Para reativar uma empresa que teve a baixa solicitada, é preciso se guiar por recomendações legais, para que tudo ocorra dentro da legalidade. A seguir, falaremos sobre os procedimentos que se fazem necessários para realizar o processo de reativação de uma empresa baixada, assim como quem pode auxiliar a fazer isso. Leia o artigo até o final e saiba mais.

 

Qual o significado de empresa baixada?

Quando uma empresa não executa mais suas funções e nem realiza qualquer tipo de ação comercial, é considerada inativa. Mas, quando isso acontece, seu proprietário não pode simplesmente abandoná-la. Ao perceber que um negócio não tem mais potencial ou força para se manter, seu dono deve encerrá-la, conforme a legislação que trata do assunto.Na grande maioria dos casos, a baixa é pedida pelo contribuinte, ou seja, proprietário. Isso acontece porque ele não tem mais como cumprir suas obrigações acessórias anuais, semestrais e mensais.

É bastante raro que uma empresa seja baixada sem o pedido do contribuinte. No entanto, existem algumas possibilidades em que um órgão público solicite esse procedimento. Esses são casos bastante extremos. Um exemplo dessa solicitação pública é os indícios de irregularidades graves por parte de uma empresa. Em resumo, é preciso solicitar a baixa de uma empresa inativa, por causa de questões jurídicas e legais. Depois que todos os procedimentos são concluídos, é possível afirmar que a empresa foi baixada.

 

Como faço para reativar minha empresa?

Antes de qualquer ação para reativar uma empresa, é preciso que se faça um procedimento básico: verificar qual a situação dela em todos os órgãos. Isso significa levantar as razões pelas quais o negócio foi levado à inaptidão ou suspensão. Após a realização desse levantamento, é preciso cumprir todas as exigências legais que forem solicitadas. Se a causa for, por exemplo, a falta de pagamento de algum imposto, ele deve ser quitado. Toda essa parte é bastante burocrática e obrigatória para que se consiga regularizar e reativar uma empresa. Ela pode ser bastante confusa para o empreendedor. Por isso, é muito importante que se faça uso da ajuda de um profissional ou empresa especializada nesse assunto. Assim, o empreendedor tem a segurança de que todos os trâmites solicitados pelos órgãos governamentais foram cumpridos.

No caso de Startups, para que não haja problema com suspensão de CNPJ, é necessário procurar também a ajuda de um escritório ou profissional de contabilidade para que todas as obrigações acessórias sejam cumpridas. Qualquer tipo de empresa possui obrigações com a fiscalização. Seus diversos tipos dependem do enquadramento do negócio.

 

Este artigo esclareceu suas dúvidas? Para saber mais ou esclarecer algo que ficou pendente, entre em contato conosco.

Conheça também nossos produtos e serviços e peça um orçamento. Somos uma consultoria contábil, cujo foco são empresas de prestação de serviço de pequeno, médio e grande porte, além de atender MEI, Pessoa Física e Jurídica.

Dpto Financeiro 11 99455 6324

Dpto Fiscal 11 99455 0763

Dpto. Contábil 11 95258 7533

Dpto. Pessoal 11 95258 7532

Dpto. Legal 11 99455 9851

Diretoria Comercial 11 99945 7063

Receba nossas últimas atualizações

Fique por dentro

Ao se inscrever em nossa newsletter, você declara ter lido e estar de acordo com a nossa política de cookies e privacidade.