Horário: Seg-Sex 08h00 às 17h30

comercial@trino.cnt.br (11) 4166-5303

Dicas de Negócio na Pandemia

Como as empresas podem sobreviver e segurar as pontas?

Estamos no meio de um cenário desafiador: atualizações a cada minuto, enquanto a pandemia vem se espalhando com agressividade. Diante desse quadro, até mesmos os empresários mais experientes estão em dúvidas sobre quais medidas adotar. Então, como as empresas podem sobreviver e segurar as pontas durante esses tempos turbulentos? Para responder essa questão, separamos as principais dicas de negócios em época de pandemia.


1. COMPREENDA SUA POSIÇÃO FINANCEIRA
Antes de tomar qualquer decisão, você precisa analisar situação financeira atual, pois ela irá definir uma base sólida para qualquer planejamento. E isso implica em outros fatores, como: sua capacidade de negociar, pagar dívidas e, principalmente, manter funcionários. Inclusive, essa é a hora de acionar a área de contabilidade para discutir as opções e elaborar estratégias para minimizar os impactos negativos no negócio. Afinal, o fluxo de caixa é crucial, especialmente se suas atividades foram suspensas, devido a pandemia.


2. SAIBA APROVEITAR OS RECURSOS FORNECIDOS PELO GOVERNO E OUTRAS INSTITUIÇÕES
Devido a pandemia, governos e instituições de todo o mundo estão se mobilizando para apoiar os pequenos e médios empresários. Por sorte, o movimento está ganhando força. Portanto, essa é a hora de saber aproveitar as chances com sabedoria. Mantenha-se atualizado sobre as propostas do Governo, bem como outros auxílios. Dessa forma, é possível reduzir custos e até mesmo encontrar novas formas de exercer suas atividades. Neste quesito, a contabilidade é essencial para traçar um plano assertivo.


3. ELABORE UM PLANO FINANCEIRO
Caso você não tenha o apoio de um profissional adequado na área das finanças, essa tarefa pode ser árdua. No entanto, vamos dar algumas recomendações para que você possa começar a elaborar seu plano financeiro. Em primeiro lugar, é preciso compreender suas principais despesas. Lembrando que as despesas variam dependendo da atividade exercida pela empresa. Em seguida, faça um planejamento de, pelo menos, três meses.
Mediante a essas informações, elenque quais são as possibilidades que você tem para arcar com os custos. Lembre-se de conversar com seus fornecedores, dessa forma, é possível criar um acordo justo para ambos os lados. Além disso, é fundamental que este planejamento contemple suas finanças pessoais e adote medidas realistas para reduzir os gastos. Portanto, a pergunta principal é: quais são os custos essenciais? E quais podem ser colocados em espera?


4. ALTERE SEU MÉTODO DE ENTREGA

Caso você tenha um espaço físico, possivelmente não consegue mais atender clientes. Por isso, é hora de se reinventar. Ainda há formas de você gerar receita por outros meios e a internet é uma grande aliada neste quesito. Por exemplo: dentistas podem oferecer consultas virtuais, assim como consultores financeiros, professores, dentre muitos outros profissionais. Já os varejistas, podem encontrar formas de oferecerem seus produtos pelas redes sociais, lojas online, entre outros métodos. Outras empresas oferecem pacotes de descontos que poderão ser consumidos quando as atividades voltarem ao normal. Essa técnica, inclusive, funciona muito bem com bares e restaurantes. Seja como for, não se esqueça que a questão principal, neste caso, é: “como posso ajudar os clientes?”
Sabemos que esse tem sido um percurso difícil, mas você não precisa passar por isso sozinho. Estamos aqui para auxiliar suas finanças. Entre em contato conosco e conheça nossos serviços!

 

Dpto Financeiro 11 99455 6324

Dpto Fiscal 11 99455 0763

Dpto. Contábil 11 95258 7533

Dpto. Pessoal 11 95258 7532

Dpto. Legal 11 99455 9851

Diretoria Comercial 11 99945 7063


Referências:
https://blog.mycorporation.com/2020/03/leading-teams-coronavirus/
https://www.entrepreneur.com/article/348365
https://www.uschamber.com/co/start/strategy/business-owner-tips-coronavirus-pandemic
https://www.smallbusiness.wa.gov.au/blog/keep-your-business-going-during-covid-19-pandemic
https://www.newswise.com/coronavirus/5-tips-for-business-survival-in-pandemic/?article_id=728930
https://www.mainstreetroi.com/small-business-marketing-tips-during-the-covid-19-pandemic/

Receba nossas últimas atualizações

Fique por dentro