Horário: Seg-Sex 08h00 às 17h30
Saiba como essas mudanças serão um caminho sem volta no mundo do empreendedorismo
A pandemia pegou todo mundo de surpresa. Com isso, diversas empresas precisaram de mudanças rápidas para que os negócios pudessem funcionar, sem que houvesse um tempo para adaptação. No entanto, muitas dessas mudanças serão permanentes no mundo do empreendedorismo, mesmo após a pandemia. Muitas tendências já estavam sendo cogitadas e sendo implantadas com cautela. Talvez a pandemia do coronavírus possa ter sido o pontapé que faltava para que essas tendências pudessem sair de vez do campo das ideias e tornarem-se efetivas no mundo empresarial. Veja, abaixo, algumas mudanças que precisaram ocorrer, devido a pandemia e saiba como elas serão um caminho sem volta no mundo do empreendedorismo:
Home office se tornou realidade em grande parte das empresas neste período de pandemia. Com a recomendação de distanciamento social, essa foi a única alternativa para que alguns setores considerados não essenciais pudessem continuar funcionando. No entanto, o trabalho remoto era um universo totalmente desconhecido, até mesmo para os gestores das empresas. Contudo, à medida que o tempo vai passando e os processos sendo adaptados a essa realidade, a tendência é que o home office continue sendo utilizado em muitas empresas. A pandemia acelerou algo que vinha sendo cogitado há muito tempo. E, provavelmente, as empresas aproveitarão essa “experiência” e tornarão esse modelo de trabalho efetivo para muitas categorias de profissionais.
Delivery sempre foi uma opção para quem estava em busca de comodidade, principalmente na área de gastronomia. Neste momento de pandemia, esse modelo de serviço foi intensificado para diversos setores de negócios. Até mesmo pequenas empresas foram obrigadas a adaptar suas vendas e dar opção de entrega delivery. E essa mudança deverá permanecer na sociedade daqui para frente. À medida que a pandemia vá diminuindo sua curva de contágio, a tendência é que as pessoas ainda estejam receosas quanto ao contato social e acabem optando pela comodidade e segurança que o delivery tem proporcionado.
Muitos empreendedores estão percebendo como a automatização dos processos tem sido um grande aliado neste momento de pandemia. Por exemplo, os sistemas de gestão em nuvem estão sendo ferramentas que possibilitam com que todos os colaboradores consigam trabalhar de suas casas e possam ter acesso aos dados da empresa de qualquer lugar. O atendimento Omnichannel vem sendo cada vez mais usado como forma de relacionamento com o cliente. As empresas passaram a atender seus clientes via:
E isso fez os empreendedores perceberem que a relação com os clientes pode se manter saudável, mesmo à distância. Dessa forma, a tendência é que os empresários apostem cada vez mais na automatização de atividades e busquem agregar tecnologia eficiente em seus processos.
O mercado de comércio eletrônico e vendas pela internet já estava em ascensão antes mesmo da pandemia. No entanto, o que se pode ver é uma “explosão” pela demanda desse tipo de serviço. E a tendência é que as pessoas acabem percebendo a comodidade deste tipo de serviço e passem a agregar este modelo de compra na sua rotina. Isso significa que empresas terão que disponibilizar canais para compra de produtos ou serviços também pela internet, aliando o modelo de atendimento presencial com os canais digitais.
Gostou deste conteúdo? Entre em nosso site e saiba como ter uma consultoria contábil completa para preparar sua empresa para o pós-pandemia.
Dpto Financeiro 11 99455 6324
Dpto Fiscal 11 99455 0763
Dpto. Contábil 11 95258 7533
Dpto. Pessoal 11 95258 7532
Dpto. Legal 11 99455 9851
Diretoria Comercial 11 99945 7063
Ao se inscrever em nossa newsletter, você declara ter lido e estar de acordo com a nossa política de cookies e privacidade.