Horário: Seg-Sex 08h00 às 17h30
Veja como poupar o seu negócio de maiores problemas
Em tempos de crise, aqueles que não possuem estratégias para se manter no mercado, infelizmente, ficam para trás ou acabam optando pela falência. Por isso, é necessário usar o momento de crise para colocar práticas comerciais específicas na rotina dos estabelecimentos, aquelas que visam manter a saúde do negócio. As grandes empresas possuem mais fôlego nesses períodos, pois contam com capital para se manter de pé. Já os comerciantes de pequenas empresas correm o risco de perderem seu estabelecimento se não estudarem estratégias para contornar a situação. Ainda assim, há alternativas para que todos passem por essas fases o mais ilesos possível. Confira neste post algumas práticas comerciais em tempos de crise e veja como poupar o seu negócio de maiores problemas!
A redução de custos de um negócio não visa somente abaixar os gastos, mas também contribuir para que os preços permaneçam competitivos. Afinal, períodos de crise trazem menor volume de vendas e apelar para altos valores pode afastar ainda mais a clientela. Então, a fim de garantir a fidelidade do seu cliente, procure manter os preços usuais. As despesas desnecessárias ao funcionamento do estabelecimento são cortadas e as demais diminuídas ao máximo. O momento é de focar em vendas, os investimentos de grande porte no negócio podem ficar para depois da crise.
Outro ponto importantíssimo é encontrar outros recursos para ampliar os canais de venda. Por exemplo, se você possui uma loja pode tentar implementar a venda online, a fim de ter mais saída dos produtos. Há muitos empreendedores que optam por mais canais de venda e comunicação com o cliente a fim de ter maior alcance. Isso ocorre principalmente pela quantidade de recursos que a Internet nos dá hoje. A empresa que não se adequa à inovação fica para trás e se distancia consideravelmente de seus consumidores. Um exemplo disso é a divulgação da empresa nas redes sociais, o que já colabora para aumentar a divulgação dos seus serviços e se aproximar do cliente.
Em tempos de crise as pessoas que possuem maior criatividade conseguem manter o empreendimento funcionando. O planejamento financeiro, que conta com reservas para esse momento também são essenciais. Entretanto, uma vez que não estamos falando de uma grande empresa e não houve planejamento por parte do empreendedor, a ferramenta é a criatividade. Isso pode ser refletivo em alternativas para que seus clientes consigam comprar mesmo durante a crise, como manobras para vender a um preço justo sem perder dinheiro, outros canais para venda e atendimento, enfim. Essas são as práticas comerciais imediatas em momentos de crise, feitas para que todos se mantenham de pé, ainda que com pequenas sequelas em seus estabelecimentos. Além disso, o essencial é se preparar previamente para períodos assim, pois acontecem fora de nosso controle. Isso pode ser feito com base em estratégias que colaborem para um planejamento financeiro mais eficaz.
Precisa de ajuda para contabilidade da sua empresa? Fale conosco agora mesmo!
Dpto Financeiro 11 99455 6324
Dpto Fiscal 11 99455 0763
Dpto. Contábil 11 95258 7533
Dpto. Pessoal 11 95258 7532
Dpto. Legal 11 99455 9851
Diretoria Comercial 11 99945 7063
Ao se inscrever em nossa newsletter, você declara ter lido e estar de acordo com a nossa política de cookies e privacidade.