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Práticas Comerciais em Tempos de Crise

Veja como poupar o seu negócio de maiores problemas

Em tempos de crise, aqueles que não possuem estratégias para se manter no mercado, infelizmente, ficam para trás ou acabam optando pela falência. Por isso, é necessário usar o momento de crise para colocar práticas comerciais específicas na rotina dos estabelecimentos, aquelas que visam manter a saúde do negócio. As grandes empresas possuem mais fôlego nesses períodos, pois contam com capital para se manter de pé. Já os comerciantes de pequenas empresas correm o risco de perderem seu estabelecimento se não estudarem estratégias para contornar a situação. Ainda assim, há alternativas para que todos passem por essas fases o mais ilesos possível. Confira neste post algumas práticas comerciais em tempos de crise e veja como poupar o seu negócio de maiores problemas!

 

A redução de custos

A redução de custos de um negócio não visa somente abaixar os gastos, mas também contribuir para que os preços permaneçam competitivos. Afinal, períodos de crise trazem menor volume de vendas e apelar para altos valores pode afastar ainda mais a clientela. Então, a fim de garantir a fidelidade do seu cliente, procure manter os preços usuais. As despesas desnecessárias ao funcionamento do estabelecimento são cortadas e as demais diminuídas ao máximo. O momento é de focar em vendas, os investimentos de grande porte no negócio podem ficar para depois da crise.

 

A ampliação de canais de venda e atendimento

Outro ponto importantíssimo é encontrar outros recursos para ampliar os canais de venda. Por exemplo, se você possui uma loja pode tentar implementar a venda online, a fim de ter mais saída dos produtos. Há muitos empreendedores que optam por mais canais de venda e comunicação com o cliente a fim de ter maior alcance. Isso ocorre principalmente pela quantidade de recursos que a Internet nos dá hoje. A empresa que não se adequa à inovação fica para trás e se distancia consideravelmente de seus consumidores. Um exemplo disso é a divulgação da empresa nas redes sociais, o que já colabora para aumentar a divulgação dos seus serviços e se aproximar do cliente.

 

O apoio na criatividade

Em tempos de crise as pessoas que possuem maior criatividade conseguem manter o empreendimento funcionando. O planejamento financeiro, que conta com reservas para esse momento também são essenciais. Entretanto, uma vez que não estamos falando de uma grande empresa e não houve planejamento por parte do empreendedor, a ferramenta é a criatividade. Isso pode ser refletivo em alternativas para que seus clientes consigam comprar mesmo durante a crise, como manobras para vender a um preço justo sem perder dinheiro, outros canais para venda e atendimento, enfim. Essas são as práticas comerciais imediatas em momentos de crise, feitas para que todos se mantenham de pé, ainda que com pequenas sequelas em seus estabelecimentos. Além disso, o essencial é se preparar previamente para períodos assim, pois acontecem fora de nosso controle. Isso pode ser feito com base em estratégias que colaborem para um planejamento financeiro mais eficaz.

 

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