Horário: Seg-Sex 08h00 às 17h30

comercial@trino.cnt.br (11) 4166-5303

Retomada das Atividades: O Que a Pandemia nos Ensina?

A crise também nos trouxe algumas reflexões e ensinamentos para serem aplicados na prática

A crise ocasionada pela pandemia do novo Coronavírus é um momento de dificuldade, mas que também nos trouxe algumas reflexões e ensinamentos para serem aplicados assim que as empresas voltarem a abrir suas portas, numa dinâmica mais próxima da normalidade.

 

Se programe para o distanciamento social

Apesar de estados e municípios já estarem articulando planos para a retomada da economia, o aspecto sanitário da crise ainda não tem data certa para acabar. Não há como prever o fim da epidemia, e pesquisadores da área de imunologia e ciências biológicas ainda não chegaram a uma vacina. Por conta desses fatores, ainda será preciso respeitar as orientações de distanciamento social quando as empresas reabrirem, e seu negócio precisará se adaptar a essa nova realidade. Afinal, é um fato: os impactos financeiros da pandemia teriam sido consideravelmente menores se o mundo estivesse mais preparado para a realização de atividades remotas. Para evitar prejuízos futuros, é essencial começar a pensar em como manter sua produtividade a todo vapor, mesmo com a necessidade de distância e isolamento.

Vale repensar a própria organização do espaço físico da empresa (considerando questões como a possibilidade de espaçamento entre as mesas e ventilação dos ambientes) e a estrutura para que colaboradores trabalhem remotamente. Leve em consideração a possível aquisição de softwares e equipamentos, bem como a realização de possíveis treinamentos, que sejam indispensáveis para a continuidade das atividades em uma eventual reorganização para o regime home office.

 

Fortaleça a presença online

Também na esteira das orientações de isolamento social, os negócios online ganharam ainda mais força. Por isso, um passo sábio e precavido neste momento é começar a estudar maneiras de realizar suas operações também no ambiente virtual. Se sua empresa ainda não for adepta de estratégias de marketing digital, e/ou de um site bem estruturado, totalmente focado na experiência do usuário, é hora de tratar a questão como uma demanda urgente. Além disso, é essencial pensar em formas de modernizar e facilitar os pagamentos. Vale pensar em plataformas de vendas, parcelamentos, links de pagamento e QR codes, entre outros.

 

Fique atento à aportes e mudanças nas regras

Há uma série de medidas emergenciais entrando em vigor para suavizar o impacto da crise na economia do país. São Medidas Provisórias (mais conhecidas como “MPs”), mudanças em prazos de impostos municipais, e até mesmo aportes financeiros oferecidos pelo Governo Federal e também em alguns estados. Para usufruir e se adaptar a essas propostas, é fundamental contar com a assessoria de um bom consultório de contabilidade.

 

Prepare um planejamento flexível

Infelizmente, uma coisa é fato: ninguém sabe exatamente como a economia irá se comportar nos próximos meses e anos. Afinal, a situação atual é totalmente sem precedentes no mundo conectado e globalizado. Contudo, isso não é motivo para se desesperar. Com um planejamento flexível e adaptável, que considere os cenários mais prováveis, é possível sobreviver ao período de recuperação mundial e também ao pós-crise, saindo mais fortalecido e experiente. Para isso, no entanto, é imprescindível ser acompanhado de perto por uma consultoria contábil de confiança, que seja experiente e humanizada.

 

Se interessou? Quer saber mais? Então, entre em contato conosco agora mesmo e tire todas as suas dúvidas! Teremos o maior prazer em ajudar sua empresa a sair da crise com um financeiro ainda mais forte e saudável.

Dpto Financeiro 11 99455 6324

Dpto Fiscal 11 99455 0763

Dpto. Contábil 11 95258 7533

Dpto. Pessoal 11 95258 7532

Dpto. Legal 11 99455 9851

Diretoria Comercial 11 99945 7063

Receba nossas últimas atualizações

Fique por dentro