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Você sabe como avaliar a situação em que a sua empresa está inserida?
O cenário empresarial é um ambiente desafiador e extremamente volátil, principalmente, em momentos em que a ocorrência de eventos afeta diretamente a economia, a produção de bens de consumo e serviços. Isso leva os empreendedores e gestores estratégicos a um processo de análise profunda do negócio, sempre com o objetivo de diminuir os riscos e usufruir plenamente das oportunidades que surgem. Mas você sabe como avaliar a situação e o cenário em que a sua empresa está inserida? Sabe identificar as pistas que o empreendimento dá ao longo do tempo, que servem como direcionadores no processo de gestão? É justamente sobre isso que falaremos neste artigo. Então, continue esta leitura e aprenda mais sobre esse tema!
A principal missão de toda empresa, independente do seu porte e área de atuação, é atender às necessidades e desejos de consumo do seu público. Uma empresa sem clientes não há razão de existir. A partir desse princípio, você deve se perguntar: minha empresa está atendimento as necessidades dos meus clientes? Ela está suprindo as expectativas do público-alvo?
A resposta a essas duas perguntas serve para o início do processo de avaliação da situação da sua empresa, em que vai ajudar você a mensurar e estabelecer as devidas estratégias para atração, conversão e fidelização de clientes. Lembre-se de que há várias outras empresas fazendo o mesmo que você, e o vencedor dessa batalha será aquele que apresentar diferenciais e agregadores de valor para cada grupo de clientes.
Não basta ter bons produtos e serviços, mas é preciso pensar em como disponibilizá-los para os consumidores. Isso é chamado de definição dos canais de distribuição. A sua empresa deve estar onde os clientes estão e facilitar o acesso aos seus produtos e serviços. Avaliar a situação da sua empresa requer verificar se estão sendo adotados os canais de distribuição mais efetivos para o seu segmento, se o processo de aquisição é adequado e se a política de preços é justa. Nesse último quesito (preço), a consultoria contábil exerce um grande papel em te ajudar na formação dos preços, sem que haja prejuízos e, ao mesmo tempo, seja justo para o seu consumidor.
Você sabia que os números da sua empresa “falam”? Eles estabelecem com você um diálogo profundo que lhe permite avaliar plenamente a situação da sua empresa. E esses números são fornecidos, principalmente, pela sua consultoria contábil, que disponibilizará os principais relatórios que refletem todo o cenário do negócio.
Os principais são:
Esses relatórios apresentam mais que números, mas que combinados, você poderá extrair vários indicadores que servirão para avaliar a situação da sua empresa. Alguns dos principais indicadores são:
Viu quantos indicadores é possível extrair com os relatórios que citamos acima? Cada um deles servirá para que você avalie a situação da sua empresa, identifique a NCG (Necessidade de Capital de Giro) e vários outros elementos que tornarão o seu processo de gestão mais efetivo, inteligente e com foco no crescimento do negócio.
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