Horário: Seg-Sex 08h00 às 17h30

comercial@trino.cnt.br (11) 4166-5303

Avaliando a Situação Atual da Sua Empresa

Você sabe como avaliar a situação em que a sua empresa está inserida?

O cenário empresarial é um ambiente desafiador e extremamente volátil, principalmente, em momentos em que a ocorrência de eventos afeta diretamente a economia, a produção de bens de consumo e serviços. Isso leva os empreendedores e gestores estratégicos a um processo de análise profunda do negócio, sempre com o objetivo de diminuir os riscos e usufruir plenamente das oportunidades que surgem. Mas você sabe como avaliar a situação e o cenário em que a sua empresa está inserida? Sabe identificar as pistas que o empreendimento dá ao longo do tempo, que servem como direcionadores no processo de gestão? É justamente sobre isso que falaremos neste artigo. Então, continue esta leitura e aprenda mais sobre esse tema!

 

A empresa está atendendo as necessidades dos clientes?

A principal missão de toda empresa, independente do seu porte e área de atuação, é atender às necessidades e desejos de consumo do seu público. Uma empresa sem clientes não há razão de existir. A partir desse princípio, você deve se perguntar: minha empresa está atendimento as necessidades dos meus clientes? Ela está suprindo as expectativas do público-alvo?

A resposta a essas duas perguntas serve para o início do processo de avaliação da situação da sua empresa, em que vai ajudar você a mensurar e estabelecer as devidas estratégias para atração, conversão e fidelização de clientes. Lembre-se de que há várias outras empresas fazendo o mesmo que você, e o vencedor dessa batalha será aquele que apresentar diferenciais e agregadores de valor para cada grupo de clientes.

 

Canais de distribuição estão sendo efetivos?

Não basta ter bons produtos e serviços, mas é preciso pensar em como disponibilizá-los para os consumidores. Isso é chamado de definição dos canais de distribuição. A sua empresa deve estar onde os clientes estão e facilitar o acesso aos seus produtos e serviços. Avaliar a situação da sua empresa requer verificar se estão sendo adotados os canais de distribuição mais efetivos para o seu segmento, se o processo de aquisição é adequado e se a política de preços é justa. Nesse último quesito (preço), a consultoria contábil exerce um grande papel em te ajudar na formação dos preços, sem que haja prejuízos e, ao mesmo tempo, seja justo para o seu consumidor.

 

O que os números da sua empresa estão “falando”?

Você sabia que os números da sua empresa “falam”? Eles estabelecem com você um diálogo profundo que lhe permite avaliar plenamente a situação da sua empresa. E esses números são fornecidos, principalmente, pela sua consultoria contábil, que disponibilizará os principais relatórios que refletem todo o cenário do negócio.

Os principais são:

  • BP (Balanço Patrimonial);
  • DRE (Demonstrativo do Resultado do Exercício);
  • DFC (Demonstrativo do Fluxo de Caixa);
  • DMPL (Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido).

Esses relatórios apresentam mais que números, mas que combinados, você poderá extrair vários indicadores que servirão para avaliar a situação da sua empresa. Alguns dos principais indicadores são:

  • Endividamento;
  • Rentabilidade;
  • Liquidez;
  • Lucratividade;
  • Giro dos Estoques;
  • Giro do Contas a Receber;
  • Giro do Contas a Pagar;
  • Alavancagem.

Viu quantos indicadores é possível extrair com os relatórios que citamos acima? Cada um deles servirá para que você avalie a situação da sua empresa, identifique a NCG (Necessidade de Capital de Giro) e vários outros elementos que tornarão o seu processo de gestão mais efetivo, inteligente e com foco no crescimento do negócio.

Gostou do tema abordado no artigo? Compartilhe conosco suas opiniões e experiências. Aproveite para acessar o site e conhecer os nossos serviços de consultoria contábil. E se tiver alguma dúvida, basta nos enviar uma mensagem e falar com um dos nossos especialistas.

Dpto Financeiro 11 99455 6324

Dpto Fiscal 11 99455 0763

Dpto. Contábil 11 95258 7533

Dpto. Pessoal 11 95258 7532

Dpto. Legal 11 99455 9851

Diretoria Comercial 11 99945 7063

Receba nossas últimas atualizações

Fique por dentro