Horário: Seg-Sex 08h00 às 17h30

comercial@trino.cnt.br (11) 4166-5303

Gestão Financeira

Se você pretende aumentar sua renda e saber como gerar dinheiro, esse é o serviço ideal!

Tanto a gestão financeira, quanto a contabilidade, representam papéis fundamentais na sua empresa. Entretanto, esses dois métodos executam funções separadas e possuem diferenças entre si. Para tirar o melhor proveito de ambas as áreas, é essencial compreender a diferença entre contabilidade e gestão financeira. Neste artigo, vamos abordar as principais diferenças entre ambos e ainda citar os benefícios de cada um. Acompanhe!

 

Diferença entre contabilidade e gestão financeira

A principal diferença entre os dois é que a contabilidade envolve o processo do registro, manutenção e o relato dos assuntos financeiros da empresa. Já a gestão financeira implica na administração das finanças, bem como seus investimentos, entre outros fatores.

Apesar das funções serem separadas, ambas são fundamentais para saúde financeira da empresa.

 

Contabilidade

Agora que você entendeu o conceito principal de cada área, vamos abordar um pouco mais sobre cada uma individualmente. O objetivo principal da contabilidade é descrever as transações financeiras. Inclusive, a contabilidade pode ser dividida em diversas áreas, como, por exemplo:

• Contabilidade financeira: responsável por relatar as informações financeiras da empresa a entidades externas, como governo, credores, entre outros.

• Contabilidade de custos: é encarregada de analisar os custos, trabalhando com registros elaborados referentes a produtos, operações, entre outras áreas.

No entanto, há diversos outros serviços que englobam a contabilidade.

 

Gestão Financeira

O principal papel da gestão financeira, como o próprio já sugere, é gerenciar as finanças e os recursos do seu negócio, especialmente para traçar estratégias eficientes para atingir objetivos financeiros específicos. Se você pretende aumentar sua renda e saber como gerar dinheiro, esse é o serviço ideal. Aqui estão os principais pilares da gestão financeira:

• Planejamento financeiro: resumidamente, cria um plano estratégico que contempla o objetivo da organização e os recursos disponíveis de forma que as metas estabelecidas de curto, médio e longo prazo possam ser atendidas.

• Decisões financeiras: decisões são fundamentais para determinar o destino da sua organização. Por isso, muitas empresas contam com um gestor financeiro para auxiliar na escolha de investimentos.

Entretanto, há diversas outras áreas que abrangem a gestão financeira.

 

Vantagens da Contabilidade

A contabilidade oferece diversos benefícios para sua empresa. Por isso, ter um contador é fundamental, afinal, o profissional dessa área pode:

• Economizar seu dinheiro: preencher formulário de forma incorreta e não compreender a legislação atual pode resultar em multas salgadas. Um contador vai te auxiliar durante todo esse processo, evitando riscos desnecessários.

• Potencializar o crescimento: o contador conhece a essência do seu negócio e toda a parte financeira dele, mas sem o apego emocional. Portanto, irá lhe auxiliar a fazer julgamentos perspicazes e eficazes.

• Economizar seu tempo: formulários gastam um bom tempo no dia a dia. Portanto, ter alguém que te ajuda a verificar as informações é essencial.

 

Vantagens da gestão financeira

A gestão financeira te auxilia a lidar com vários assuntos complexos, o que potencializa os lucros da sua empresa, entre outros benefícios. Por exemplo:

• Evitar dívidas: a gestão financeira é fundamental para eliminar dívidas desnecessárias.

• Aumento de lucros: uma boa gestão financeira faz com que as despesas sejam gerenciadas, além de fornecer opções de investimento, entre outros métodos.

• Crescimento dos negócios: uma boa saúde financeira garante avanços bem-sucedidos. Inclusive, a gestão financeira contempla previsões, metas, entre outras análises.

 

Gostaríamos de te convidar para trilhar esse caminho de sucesso. Basta entrar em contato conosco para conhecer nossas soluções!

Receba nossas últimas atualizações

Fique por dentro