em tempos de crise aqueles que nao possuem estrategias para se manter no mercado infelizmente ficam para tras ou acabam optando pela falencia. por isso e necessario usar o momento de crise para colocar praticas comerciais especificas na rotina dos estabelecimentos aquelas que visam manter a saude do negocio. as grandes empresas possuem mais folego nesses periodos pois contam com capital para se manter de pe. ja os comerciantes de pequenas empresas correm o risco de perderem seu estabelecimento se nao estudarem estrategias para contornar a situacao. ainda assim ha alternativas para que todos passem por essas fases o mais ilesos possivel. confira neste post algumas praticas comerciais em tempos de crise e veja como poupar o seu negocio de maiores problemas a reducao de custosa reducao de custos de um negocio nao visa somente abaixar os gastos mas tambem contribuir para que os precos permanecam competitivos. afinal periodos de crise trazem menor volume de vendas e apelar para altos valores pode afastar ainda mais a clientela. entao a fim de garantir a fidelidade do seu cliente procure manter os precos usuais. as despesas desnecessarias ao funcionamento do estabelecimento sao cortadas e as demais diminuidas ao maximo. o momento e de focar em vendas os investimentos de grande porte no negocio podem ficar para depois da crise. a ampliacao de canais de venda e atendimentooutro ponto importantissimo e encontrar outros recursos para ampliar os canais de venda. por exemplo se voce possui uma loja pode tentar implementar a venda online a fim de ter mais saida dos produtos. ha muitos empreendedores que optam por mais canais de venda e comunicacao com o cliente a fim de ter maior alcance. isso ocorre principalmente pela quantidade de recursos que a internet nos da hoje. a empresa que nao se adequa a inovacao fica para tras e se distancia consideravelmente de seus consumidores. um exemplo disso e a divulgacao da empresa nas redes sociais o que ja colabora para aumentar a divulgacao dos seus servicos e se aproximar do cliente. o apoio na criatividadeem tempos de crise as pessoas que possuem maior criatividade conseguem manter o empreendimento funcionando. o planejamento financeiro que conta com reservas para esse momento tambem sao essenciais. entretanto uma vez que nao estamos falando de uma grande empresa e nao houve planejamento por parte do empreendedor a ferramenta e a criatividade. isso pode ser refletivo em alternativas para que seus clientes consigam comprar mesmo durante a crise como manobras para vender a um preco justo sem perder dinheiro outros canais para venda e atendimento enfim. essas sao as praticas comerciais imediatas em momentos de crise feitas para que todos se mantenham de pe ainda que com pequenas sequelas em seus estabelecimentos. alem disso o essencial e se preparar previamente para periodos assim pois acontecem fora de nosso controle. isso pode ser feito com base em estrategias que colaborem para um planejamento financeiro mais eficaz. precisa de ajuda para contabilidade da sua empresa fale conosco agora mesmo dpto financeiro 11 99455 6324dpto fiscal 11 99455 0763dpto. contabil 11 95258 7533dpto. pessoal 11 95258 7532dpto. legal 11 99455 9851diretoria comercial 11 99945 706