Horário: Seg-Sex 08h00 às 17h30

comercial@trino.cnt.br (11) 4166-5303

Tributação de Novas Tecnologias

Como funciona a tributação de novos negócios?

Empreender sempre foi e continua sendo um desafio enorme, tanto por ser quase sempre uma aposta complicada do empreendedor, quanto pelas responsabilidades fiscais e tributárias que são adquiridas. Com o advento das novas tecnologias, o mercado renova cada vez mais as formas de se empreender nas diversas áreas e pensar sobre isso é desafiador. De projetos tecnológicos de engenharia mecânica até as mais ousadas startups de ecologia, o ponto em comum de discussão é como deve funcionar a tributação desses negócios. Muito complicado pensar nisso? Neste artigo demonstraremos como você pode pensar o seu empreendimento de acordo com as leis vigentes.

Entender esse panorama do mercado é de suma importância para que o seu negócio esteja dentro das normas e atualizado de acordo com a legislação tributária para que assim, ele se desenvolva. Dentro dessa discussão existem três tipos mais recorrentemente discutidos: tributação direta, tributação indireta e tributação na nuvem.

 

Tributação Direta

Esse tipo de tributação diz sobre o imposto cobrado diretamente aos negócios que têm unidade fixa em determinado local, ou seja, esse tributo é colocado sobre o lucro dessas empresas. Conforme você já deve ter percebido, nesse contexto tecnológico fica claro que tal tributação é ineficiente. O crescimento dos estabelecimentos virtuais coloca em cheque essa situação, tornando mais plausíveis outros modos de tributação, como a indireta.

 

Tributação Indireta

Pensar na divisão e separação entre mercadorias e serviços era muito tranquilo um tempo atrás, mas no dias de hoje essa definição se torna complexa. Caso a definição seja dada ao tipo de negócio prestado virtualmente, esse pode ser tributado pelo ISS ou ICMS, porém tentar realizar essa definição arcaica com realidades inovadoras é insuficiente. Para que essa escolha seja mais fundamentada, requer um conhecimento maior sobre as abstrações dos conceitos e do mercado, portanto a consulta com um especialista é sempre recomendada. 

 

Tributação na Nuvem

Conforme o próprio nome já dá pistas, esse método leva em consideração a atualização do mercado e as complexas possibilidades empresariais. Existem diversas subcategorias que utilizam desse método para realizar a tributação sobre o negócio tentam aderir às mudanças do cenário e assim solucionar problemas como a aplicação do tributo direto, avançando na discussão tratada no tributo indireto.

 

Como manter o seu negócio dentro da legislação tributária?

Uma pergunta que pode causar arrepios para muitos, mas na verdade basta um amplo conhecimento sobre o próprio negócio, assim como do nicho que ele se enquadra. Através desse conhecimento as respostas surgem se adequando ao seu contexto específico. A criação de startups e consolidação destas é mais um indício de que precisamos pensar sobre isso.

O que realmente devemos priorizar enquanto empreendedor é estar sempre de acordo com as leis, haja vista a grande burocracia existente no país. E ninguém quer ter os trabalhos paralisados por algum tipo de equívoco ou desconhecimento.

Pensando nisso, é mais que necessário que se consulte contadores e empresas de contabilidade para regularização do negócio. E para isso, contem com o nosso trabalho, entre em contato conosco e faça o seu orçamento.

Dpto Financeiro 11 99455 6324

Dpto Fiscal 11 99455 0763

Dpto. Contábil 11 95258 7533

Dpto. Pessoal 11 95258 7532

Dpto. Legal 11 99455 9851

Diretoria Comercial 11 99945 7063

Receba nossas últimas atualizações

Fique por dentro